No texto anterior, nós vimos um pouco sobre o universo das startups e do pitch. Vamos imaginar, agora, a seguinte situação: você criou sua startup e sua ideia é tão boa, mas tão boa, que você vai buscar investimento no exterior. Sabemos que o idioma universal dos negócios é o inglês. E você sabe o que isso significa? Que seu pitch deverá ser em inglês!
Calma! Não se desespere…
Vamos abordar o assunto em duas etapas. O primeiro passo é a criação da apresentação em inglês, isto é, a maneira como as ideias serão expostas. Então, a partir dessa estrutura, partiremos para a apresentação oral.
É preciso lembrar que o pitch em inglês (como qualquer outro) deve ser atrativo; uma espécie de convite para que o investidor queira saber mais sobre as oportunidades que envolvem o seu negócio. Além disso, as informações devem ser objetivas, respondendo antecipadamente às possíveis perguntas que o investidor possa ter. O ideal é que você desenvolva uma apresentação com poucos slides.
Caso não tenha muito domínio do inglês, prefira slides com mais texto, assim você pode recorrer a eles, caso precise se lembrar de algum termo específico ou de palavras para expor suas ideias. Claro que não é aconselhável escrever tudo no slide e simplesmente ler na hora da apresentação! Prefira trabalhar com palavras-chave ou mesmo expressões e frases que ajudem você a explicar seu projeto de forma objetiva. Durante essa fase, é importante pesquisar todos os termos técnicos em inglês relacionados à sua empresa e ao seu negócio para evitar imprevistos e improvisações.
Se você tiver mais fluência e naturalidade com o idioma, pode optar por uma apresentação mais “enxuta”, focando mais em imagens e deixando as palavras e expressões fundamentais apenas para ajudar durante apresentação oral. Isso dará a você maior flexibilidade para estudar o investidor, observar suas reações e decidir – na hora – por um caminho mais seguro e adequado, de acordo com sua percepção.
Lembre-se de enfatizar a sua solução e o seu diferencial, utilizando uma boa entonação. Isso pode ser decisivo para quando o investidor tiver de escolher entre o seu pitch e o do seu concorrente. Ah, e pense em uma maneira criativa para encerrar seu pitch em inglês com estilo. Use imagens, palavras ou frases de impacto para impressionar o investidor. Veja uma apresentação ” Boost you pitch” que preparamos para quem está estruturando o seu pitch!
Agora, que tal partir para a apresentação oral do seu pitch? O próximo texto vai trazer dicas preciosas. Confira!
Mestre em Comunicação e especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Paulista. Bacharel em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. É professora de inglês, tendo atuado em diversas instituições e, atualmente, leciona o idioma para os colaboradores da empresa O Estado de S. Paulo.
Como pesquisadora, possui diversas publicações nas áreas de Fotografia Urbana e Literatura. Atua como tutora on-line das disciplinas de Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi.
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