Você sabia que uma parcela muito pequena da população brasileira possui conhecimento da língua inglesa? Das pessoas entre 25 e 34 anos, pouco mais de 5% domina o inglês. E esse percentual é ainda menor, quando a faixa etária muda. Apenas 3,5% dos brasileiros com idade entre 35 e 50 anos fala inglês.
Vamos considerar que você faz parte desse pequeno grupo e tem o privilégio de poder colocar no currículo que possui inglês avançado ou fluente. Caso não trabalhe em uma empresa multinacional ou não tenha contato direto com americanos, um aspecto bastante importante a ser observado no ambiente empresarial é o uso do inglês nos negócios. Não apenas a utilização da língua em seu dia a dia, ou os termos técnicos, mas também a cultura, os costumes, os hábitos e maneiras de ser dos estrangeiros.
Ao negociar com americanos, por exemplo, é imprescindível separar o pessoal do profissional. Algo banal para nós, brasileiros – como a saudação com um beijinho –, pode ser mal interpretado. A forma de tratamento também é diferente. Em um ambiente de negócios, prefira sempre o sobrenome, a não ser que seu interlocutor tome a iniciativa de dizer que você pode chamá-lo pelo primeiro nome. Outra regra que deve ser respeitada é com relação ao horário. Aqueles 5 ou 10 minutos de “tolerância”, que sempre damos em nossas reuniões ou encontros, não são bem vistos e podem até ser entendidos como falta de profissionalismo. Além disso, os americanos são diretos e não fazem rodeios. Eles dizem o que precisa ser dito da maneira mais objetiva possível e isso não necessariamente significa que eles gostem ou desgostem de alguém. Significa simplesmente que o tempo é precioso e deve ser aproveitado da melhor maneira possível. Afinal, “time is money”!
E já que tempo e dinheiro são preciosos, nada melhor do que partir para a negociação com um americano sabendo exatamente como agir para que tudo dê certo no final, você não acha? Mas, para que seus negócios sejam bem sucedidos, o domínio do inglês pode não ser suficiente. Ainda que você faça parte daquele seleto grupo de brasileiros que dominam o idioma, talvez sejam necessárias outras informações para você fechar aquele tão desejado acordo.
Imagino que este texto tenha despertado sua curiosidade sobre o assunto, não? Quer saber um pouco mais sobre como sair na frente no mundo corporativo? Preparamos um infográfico infográfico com 6 as Habilidades Profissionais mais requisitadas na hora de contratar um novo funcionário.
Espero que você goste.
Mestre em Comunicação e especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Paulista. Bacharel em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. É professora de inglês, tendo atuado em diversas instituições e, atualmente, leciona o idioma para os colaboradores da empresa O Estado de S. Paulo.
Como pesquisadora, possui diversas publicações nas áreas de Fotografia Urbana e Literatura. Atua como tutora on-line das disciplinas de Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi.
Saiba mais da sua história aqui
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Its amazing! Thanks for your delicious write.