No mundo corporativo, as exigências para se conseguir um bom emprego estão cada vez maiores. Certamente você já deve ter lido por aí que há vagas no mercado; o que faltam são profissionais qualificados. E o que seria essa tão falada qualificação? Antigamente, a graduação era um diferencial no currículo; nos dias atuais, praticamente não se pode sair em busca de uma colocação sem um diploma de pós-graduação ou MBA embaixo do braço.
Há quem diga que está difícil encontrar profissionais que se comuniquem fluentemente em nossa própria língua, o português. E, se falta o domínio da língua pátria, imagine o domínio do segundo ou terceiro idioma… Daí a importância de se investir em um curso de inglês ou de espanhol. Mesmo as grandes empresas brasileiras – que não possuem negociações internacionais –, valorizam muito mais um candidato com outro idioma no currículo do que um bom técnico que só domine o português.
Mas, nem pense em dizer que possui inglês porque já viajou para Miami ou para a Disney; muito menos que fala espanhol porque passou férias em Punta del Este! As empresas aplicam testes, fazem entrevistas e algumas até pedem para que o candidato grave vídeos em inglês ou espanhol para se certificar da competência linguística. E você não vai querer arriscar perder o emprego dos seus sonhos por não dominar adequadamente outro idioma, não é mesmo?
O valor dos idiomas no currículo não é apenas uma excentricidade do mundo corporativo. Com o inglês no seu currículo, você pode abrir portas que sequer imaginava que existiam. Pode participar de congressos no exterior, fechar negócios com clientes estrangeiros, entrar em contato com diferentes culturas empresariais, entre outros benefícios.
Então, você quer enriquecer seu currículo e fazer parte do pequeno grupo de candidatos bem qualificados e que são disputados pelas melhores empresas do país? Agregue idiomas à sua bagagem de conhecimentos e descubra que, mais do que um atributo pessoal, o domínio da língua estrangeira pode até significar um diferencial no seu salário!
E, para que você se sinta ainda mais animado a estudar inglês, preparamos um e-book com alguns erros frequentes que você pode evitar. Acesse agora mesmo!
Mestre em Comunicação e especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Paulista. Bacharel em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. É professora de inglês, tendo atuado em diversas instituições e, atualmente, leciona o idioma para os colaboradores da empresa O Estado de S. Paulo.
Como pesquisadora, possui diversas publicações nas áreas de Fotografia Urbana e Literatura. Atua como tutora on-line das disciplinas de Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi.
Saiba mais da sua história aqui